domingo, 5 de julho de 2009

Relação custo benefício da energia eólica ainda é obstáculo ao Piauí

Tabata Magalhães
Foto: http://www.piaui.pi.gov.br

O Piauí já começa a trabalhar em projetos para o uso de energia eólica. Porém, os altos custos iniciais para a implantação e a baixa produção de energia podem impedir que o estado utilize mais essa alternativa energética num curto prazo.

Desde o começo do ano, o estado já conta com uma usina geradora de energia renovável e limpa, o Parque Eólico Pedra do Sal. O custo da obra foi em torno de R$180 milhões, com recursos da iniciativa privada, e a previsão para a produção de energia é de 18MW, quando ela estiver em pleno funcionamento.



“Este é um projeto piloto que atenderá a demanda de energia num nível local. Além disso, o KW hora produzido por uma hidrelétrica, por exemplo, é cerca de 15 vezes mais barato que o da eólica”, frisa Magnaldo Sá, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFPI.

Apesar de os ventos constantes do litoral garantirem uma fonte inesgotável de energia, essa alternativa vai atender inicialmente comunidades isoladas de Parnaíba devido a grande demanda energética da cidade.

Contudo, Magnaldo acredita que a energia eólica é um caminho mundial e a tendência é que as diversas fontes de energia convivam juntas. “Ainda não temos tecnologia suficiente para dizer que as alternativas substituirão em breve as hidrelétricas, por exemplo, mas elas poderão conviver harmonicamente no futuro e suprir a demanda de energia”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário