domingo, 5 de julho de 2009

Estudo sugere remoção definitiva de moradores da Zona Norte de Teresina

Tabata Magalhães
Fonte: Tabata Magalhães


Diversos moradores da zona Norte ficam desabrigados durante o período de enchentes que castiga Teresina todos os anos. Para evitar que o problema se repita, pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) apontam, como uma das soluções, a remoção definitiva da população de algumas áreas de risco.

As áreas são referentes ao Poty Velho, Olarias, São Francisco, Vila Mocambinho e Alto Alegre, onde vivem mais de 60 mil famílias. A partir da caracterização das condições sociais e ambientais dos bairros, o estudo, ainda em desenvolvimento, mostra que 39% dessas famílias são atingidas pelas enchentes frequentemente.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Renato Sérgio Soares, o transbordamento das águas do rio Poti e de lagoas nessas áreas no período de chuvas sempre ocorreu. Porém, com o crescimento urbano irregular e acelerado na região, ele atinge os ocupantes. “As inundações sempre vão acontecer, por isso a remoção dessas pessoas mais atingidas é um dos caminhos ideais para que não ocorram eventos mais graves”, relata o professor.

“Os gestores precisam tomar medidas definitivas, como a construção de moradias em locais seguros. Já a reconstrução das áreas naturais absorveria melhor as águas e diminuiria progressivamente os efeitos das enchentes”, complementou Renato.

Esta e outras propostas serão apresentadas à sociedade e aos técnicos da Prefeitura Municipal ao fim da pesquisa, com a intenção de massificar as informações contidas no resultado e para dar maior suporte as condições habitacionais da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário