sábado, 4 de julho de 2009

Estudantes participam de projeto para desenvolver o turismo sustentável

Misael Rodrigues

Com o objetivo de desenvolver projetos para promover o desenvolvimento de condições básicas para o turismo sustentável na região da serra da Ibiapaba, alunos do curso de comunicação social da UESPI fazem parte do Projeto Mosaico. O projeto contempla cidades como Piripiri e Luis Correia e também cidades do Ceará.

Esse trabalho visa a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista (DTBC), através de diversas ações, como a produção de material impresso e de serigrafia, a realização de seminários para a apresentação do projeto em diversos municípios, bem como a detalhar o perfil das atividades produtivas com potencial para o turismo sustentável, através de um questionário a ser aplicado junto aos principais setores envolvidos nessas atividades.

Essas ações são importantes no sentido de conter as principais ameaças à biodiversidade, como o lixo, o corte ilegal de madeira, tráfico de animais silvestres e a caça predatória. Das cinco unidades inseridas no mosaico proposto, quatro são federais e uma estadual. São elas: Parque Nacional de Ubajara, Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba, Floresta Nacional de Sobral, Parque Nacional de Sete Cidades e Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário