domingo, 5 de julho de 2009

Piauí lança mais três cultivares de feijão caupi

Tabata Magalhães
Foto: Tabata Magalhães

Três novos cultivares de feijão desenvolvidas no Piauí serão lançados em breve no mercado: o BRS Itaim, BRS Juruá e BRS Aracê. De acordo com a equipe do programa de melhoramento genético do feijão caupi da Embrapa Meio Norte, os grãos pretendem atingir os mercados de consumo interno e externo.

O feijão BRS Itaim, do tipo fradinho, é um dos tipos de grãos mais consumidos na Europa e é importado para o Brasil. Já os outros dois são as primeiras cultivares de feijão verde do país. E todos eles devem incrementar a economia do Piauí.

“O feijão do tipo fradinho será aproveitado mais pela agroindústria e será destinado à exportação, devido às características de colheita dele. Já os outros podem ser usados pelos grandes produtores e agricultores familiares como fonte de renda e alimento”, explica o coordenador da pesquisa, doutor Francisco Rodrigues Freire Filho.

Além do Piauí, outros quatro estados se mostraram adaptáveis à plantação desses feijões. As cultivares dos feijões foram testadas em 17 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A partir dos resultados de produção e adaptabilidade, eles foram recomendados para o Roraima, Sergipe, Bahia, Pará.

Com o resultado, o programa piauiense fechará o ano com mais 20 cultivares lançadas no comércio desde o início do programa. “Com as três novas cultivares, temos a possibilidade de lançar no mercado feijões modificados geneticamente e que apresentam características produtivas, como a resistência, e culinárias melhores”, informou Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário