segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pesquisa estuda problemas de enchentes na Vila Verde Lar, em Teresina

Tabata Magalhães

Todos os anos a Vila Verde Lar, localizada na zona Leste de Teresina, sofre com enchentes e inundações causadas pelas cheias do rio Poti. Com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação dos moradores, pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) estão analisando as condições da região.

O resultado preliminar da pesquisa constatou que a maioria das pessoas da Vila mora em áreas de risco, já que há o predomínio de encostas na região. A ocupação dessas ribanceiras aumenta o escoamento das áreas superficiais, a erosão do solo e a destruição das casas, os quais podem levar a desastres se não forem resolvidos.

A Vila Verde Lar, que foi ocupada por um processo de invasão, em 1999, até hoje está situada em terras devolutas. “Os problemas da comunidade são ocasionados pela inexistência de uma política habitacional e pelo processo acelerado de crescimento urbano da capital, além da falta de fiscalização da Prefeitura para evitar a ocupação dessas áreas”, explicou Renato Sérgio Sousa, coordenador do Núcleo de Geoprocessamento do IFIT e responsável pela pesquisa.

O estudo pretende apresentar soluções para ajudar a urbanização sem perder do foco nos moradores da região. “Estamos aplicando questionários para avaliar as percepções ambientais e condições socioeconômicas das pessoas”, disse Ana Carolina Rodrigues, uma das estudantes envolvidas no projeto.

A previsão da conclusão da análise dos questionários está prevista para esta semana, quando será possível fazer um mapeamento da situação local e a retirada de uma amostra que atenda equitativamente mais áreas do bairro.

Um comentário: