terça-feira, 9 de junho de 2009

Universitários pesquisam casas de taipa em União-PI

Tábata Magalhães
Foto: Arquivo ICF

Alunos do curso de Arquitetura do Instituto Camilo Filho em Teresina estão analisando casas de taipa construídas na comunidade Baixão do Carlos, localizada na estrada de União (a cerca de 56 km da capital). Orientados pela arquiteta e professora Sandra Saraiva, a pesquisa é destinada a estudar a técnica utilizada pela população do local para a construção das moradias.

Segundo a orientadora da pesquisa, a maioria das casas de taipa de Teresina não é executada de forma correta. “Muitas vezes não existe um cuidado técnico para a execução do processo, por isso o resultado é muitas vezes uma casa mal feita”, explicou Sandra.

Em Baixão do Carlos, além do material necessário para erguer a casa ser encontrado na própria região, as técnicas são seguidas passo-a-passo. “O primeiro passo é encontrar um sítio seco. Para erguer as paredes é necessário solo escavado e materiais, como a madeira, que são retirados do próprio local”, contou Danilo Sérvio, um dos estudantes envolvidos no projeto.

A durabilidade e a sustentabilidade são fatores que motivaram os estudantes a realizar a pesquisa. “O método da construção das casas está dentro do modelo sustentável exigido atualmente, porque são feitas em locais que não têm contato com nenhum tipo de indústria e feitas com materiais retirados na própria região, da vegetação do entorno”, disse Danilo.

Para Sandra, as casas de taipa são uma solução para a crise ambiental. “Não se pode negar que essas são construções mais frágeis, mas se houver cuidados do momento da execução e na manutenção, o processo de deterioramento do material é adiado”, ressaltou. “Caso ela se deteriore, a natureza consegue reabsorver de modo fácil, sem criar resíduos”, complementou.

Um comentário: