segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sistema alternativo de criação de aves caipiras utiliza tecnologia pioneira

Sanmya Meneses

Botar ordem no galinheiro. Desde o início da década de 90, esse vem sendo o lema dos pesquisadores da área de avicultura no Piauí. Efetivamente instalado no ano de 2008, o Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras foi desenvolvido com uma tecnologia pioneira no país, que visa resgatar a identidade dos grupos genéticos de galinhas originárias dos diversos ramos genealógicos.



Monitorado pela Embrapa Meio Norte o projeto identificou, a partir de uma pesquisa inicial, que os núcleos de agricultura familiar do Piauí possuíam quase em sua totalidade alguma ligação com a criação de galinhas caipiras. “A galinha estava presente quase que em 100% das nossas cidades e resolvemos assim, desenvolver um trabalho que pudesse otimizar a criação desses animais.”, explica Firmino José, coordenador do projeto.

Com os dados em mãos, a equipe da Embrapa Meio Norte cuidou de identificar também quais eram os problemas que afetavam as produções. Dentre eles estavam a ausência de um local adequado para que as galinhas chocassem os ovos, a mistura de animais de diversas faixas etárias em um mesmo lugar, a desproporção entre machos e fêmeas e principalmente: a diferença de grupos genéticos entre as galinhas.

“Se o boi tinha o curral e a abelha sua caixa, a galinha também precisava do seu lugar. Nós decidimos com urgência ‘botar ordem no galinheiro' e criar uma estrutura protegida e confortável para que as galinhas pudessem se reproduzir. Além disso, atentamos para a equiparação entre machos e fêmeas para que a cópula pudesse acontecer de forma adequada”, enfatiza o coordenador.



Posteriormente, foi iniciado o resgate das identidades dos grupos genéticos de galinhas, que eram originárias dos diversos ramos genealógicos introduzidos no Brasil desde o descobrimento. Firmino José explica que foram identificados quatro tipagens de galinhas que foram inseridas no país, cada uma delas com uma diferente origem genética e uma exigência alimentar distinta. “Esse foi o nosso foco principal de estudo para que a partir disso, pudéssemos montar a divisão dessa aves e reprodução delas”, completa Firmino.

Mais do que aumentar o potencial produtivo e tentar criar e multiplicar galinhas puras e efetivamente naturalizadas, o projeto se preocupa também com o aproveitamento dos recursos naturais. A alimentação das aves caipiras é feita baseada no reaproveitamento de frutas tipicamente regionais. “Nós servimos para as galinhas o caju, a acerola e outras frutas tropicais, juntamente com complementações.Essa tecnologia faz com que nos pensemos em posteriormente exportar para Europa um produto genuinamente natural.”, completa o monitor.

Parcerias

Mas, se engana quem pensa que o projeto fica apenas dentro das dependências da Embrapa Meio Norte. Além dos núcleos de multiplicadores montados em cidades como Santa Rosa do Piauí, Valença, São João do Piauí e Brejo, os aproximadamente 20 mil pintos produzidos por ano, são escoados diretamente para outras cidades do interior através do projeto Fome Zero.

A coordenadora do Fome Zero no Estado, Rosângela Sousa, afirma que os projetos de galinha caipira estão trazendo renda para muitas famílias nos município onde estão atuando contribuindo dessa forma, para a capacitação das unidades familiares envolvidas.“O ponto positivo desse projeto é a possibilidade de utilização desses terrenos não somente para a criação das galinhas caipiras, mas também para o plantio que servirá de alimentação para as aves”,afirma Rosangela Sousa.

3 comentários:

  1. E se a galinha de cá se apaixonar pelo galo de lá?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. de quanto é a medida de cada galinheiro e como faço para ter essas medidas?Móro a pouco tempo em Agua Azul do Norte no interior do Pará e tenho um pequeno criame de porcos e quero consorciar com a criaçao de galinha caipira.se vcs puder a aconcelhar ficarei muito grato,meu imail é marcelo-circuito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Há a possibilidade de adquirir pintinhos de 1 dia diretamente aí na EMBRAPA MEIO NORTE? - Moro em Teresina e tenho um terreno de 2Ha no povoado Taboca do Pau-Ferrado e pretendo fazer uma criação de galinhas caipiras. Meu email de contato é joaojunior.the.pi@gmail.com

    ResponderExcluir